0
Cursos oferecidos - Extensão em escolta armada
1. REQUISITO
Ter concluído o Curso de Formação de Vigilante - CFV

2. OBJETIVO
Dotar o aluno de conhecimentos, técnicas, habilidades e atitudes que o capacitem para o exercício da atividade de escolta armada, adotando medidas preventivas e repressivas ante possíveis ataques.

3. ORGANIZAÇÃO
O curso funcionará de acordo com as disposições contidas neste Programa de Curso, no Regime Escolar das Escolas de Formação e demais normas vigentes.

3.1 Metodologia
As Escolas de Formação adotarão a metodologia do ensino direto, utilizando-se de métodos e técnicas de ensino individualizado, coletivo e em grupo, enfatizando ao máximo a parte prática, no intuito de alcançar os objetivos propostos para o curso. Os exercícios simulados, aproximados ao máximo da realidade, serão admitidos para aguçar a destreza e como antecipação aos exercícios reais, desde que em condições de segurança adequadas, a cargo e sob a responsabilidade do Curso.

O Plano de Curso e a Grade Horária ficam a cargo das Escolas de Formação, com base neste Programa de Curso.

A linguagem usada pelo professor e a complexidade na apresentação dos temas deverão levar em consideração a escolaridade e nível de compreensão mais baixos dentre o grupo.

Os professores serão selecionados conforme as especialidades, observando-se a inscrição prévia no SINARM ou no DFPC/EB para os instrutores de tiro; os monitores serão de livre opção das Escolas de Formação, desde que estas observem o desenvolvimento do conteúdo programático e a segurança dos alunos.

As Escolas de Formação deverão manter em arquivo o Plano de Curso, Grade Horária e os Planos de Aula elaborados pelos professores, a serem apresentados por ocasião da fiscalização. As aulas de armamento e tiro deverão ser distribuídas ao longo do curso de forma a valorizar o manuseio e propiciar intimidade com a arma, mediante exercícios de empunhadura, visada e tiros em seco, antes do tiro real. O tiro real não poderá ser realizado em uma única etapa, cuja distribuição seguirá o programa de matéria abaixo.

As aulas práticas com veículo leve deverão ter seu cenário preparado com antecedência, com o fim de alcançar-se o máximo de aproveitamento.

3.2 Carga horária
A carga horária total do curso será de 50 (cinqüenta) horas-aula, podendo ocorrer diariamente no máximo 10 horas-aula.

3.2.3 Distribuição do tempo
Disciplinas curriculares...................................................................................................43 h/a
Verificação de aprendizagem.........................................................................................07 h/a
TOTAL......................................................................................................................50 h/a

3.3 Grade curricular
LEGISLAÇÃO APLICADA (LA)
Desenvolver conhecimentos sobre conceitos e legislação de segurança privada na especialidade de escolta armada, papel das empresas e dos representantes de classe, direitos, deveres e atribuições do vigilante.
Identificar direitos e deveres trabalhistas do vigilante.
Recordar e atualizar conhecimentos básicos de Direito, Direito Constitucional e Direito Penal, enfocando os principais crimes que o vigilante deve prevenir e aqueles em que pode incorrer na atividade de escolta armada, a partir dos conhecimentos adquiridos no Curso de Formação de Vigilante.

Carga horária: 05 h/a


ESCOLTA ARMADA (TV)
Capacitar o aluno a desempenhar as atividades relacionadas à escolta armada.

Carga horária: 10 h/a


RESOLUÇÃO DAS SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA (RSE)
Capacitar o aluno a resolver, em equipe, as situações de emergência relacionadas à escolta armada.

Carga horária: 10 h/a


ARMAMENTO E TIRO (AT)
Habilitar o aluno a manejar e usar com eficiência armamento diversificado empregado na atividade especializada de escolta armada, como último recurso de defesa pessoal ou de terceiros.

Carga horária: 18 h/a


3.4 Composição das turmas
As turmas serão compostas de classes com no máximo 45 (quarenta e cinco) alunos cada uma.

3.5 Freqüência
A freqüência é obrigatória a todas as atividades programadas para os alunos. Somente será submetido à avaliação final o candidato que obtiver freqüência de 90 % (noventa por cento) da carga horária em cada disciplina.
Será desligado do curso o aluno que ultrapassar o limite de faltas, podendo aproveitar as disciplinas concluídas apenas no curso subseqüente da mesma Escola.

3.6 Avaliação
Ao final das disciplinas teóricas será realizada uma avaliação de aprendizagem (prova objetiva) em cada qual, sendo considerado aprovado o aluno que obtiver um mínimo de 5 (cinco) pontos num máximo de 10 (dez). A avaliação de aprendizagem da matéria de "Armamento e Tiro" será realizada de forma prática.
Formação de vigilantes
Reciclagem de vigilantes
Ext. em transporte de valores
Extensão em segurança pessoal
Extensão em escolta armada
Extensão em Segurança de Grandes Eventos
Monitoramento eletrônico
Fera Formação em Segurança Privada Ltda.
Conheça outras empresas do grupo
Mapa do site | Política de privacidade
Contate-nos
Lages:
Caçador:
Campos Novos:
Criciúma:
Curitibanos:
Rio do Sul:
São Joaquim:
Vacaria:
49 3221-9810
49 3563-7683
49 3541-0355
48 3433-6810
49 3241-5110
47 3525-5361
49 3233-2616
54 3232-7632